Horários das Turmas dos 9-11 anos

Turma 1A

08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
TER
TER
6 - ECAV
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>A vida secreta dos micróbios nas nossas mãos? Vem descobrir!</strong></span>

A vida secreta dos micróbios nas nossas mãos? Vem descobrir!

Descrição da atividade:
O controlo da infeção é uma responsabilidade de todas as pessoas e não apenas daqueles que trabalham em áreas da saúde. Dentro das medidas mais importantes do controlo da infeção encontra-se a higiene das mãos, visto que, as mesmas são reservatório de inúmeros agentes patogénicos. Queres saber o que está nas tuas mãos e como podes prevenir doenças? Vem descobrir.
Responsável: Ana Cláudia Coelho
ECAV – DCV – Medicina Veterinária

47 - ESS
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Diverte-te aprendendo sobre alimentação saudável</strong></span>

Diverte-te aprendendo sobre alimentação saudável

Descrição da atividade:
Frequentemente, ouvimos dizer que “somos o que comemos”, no sentido de apontar a forte influência que a alimentação pode ter na nossa saúde. Pretende-se fazer uma breve exposição teórica sobre a importância de uma alimentação saudável, complementada a partir da realização de jogos e atividades práticas: Jogo da Glória “Alimentação saudável”; experiência de criar uma ementa de lanche saudável.
Responsável: Fátima Valentim
ESS - Enfermagem

QUI
QUI
56 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>A Olimpíada da Segurança</strong></span>

A Olimpíada da Segurança

Descrição da atividade:
Esta ação visa alertar para os problemas de higiene e segurança no nosso dia-a-dia, tendo em conta os riscos com que nos deparamos na nossa vida diária. Muitas vezes nem nos apercebemos, mas os riscos existem quer em pequenos gestos, quer em pequenas tarefas. Se se tiver conhecimento desses comportamentos errados poderão ser evitados pequenos acidentes domésticos. Salienta-se para o facto de os acidentes domésticos poderem ter consequências lesivas graves. Daí a importância do conhecimento dos riscos e das medidas preventivas a implementar. Serão também abordados o uso de equipamentos de proteção individual. Ainda irão fazer jogos onde apreenderão a escolher os equipamentos de proteção individual adequados para as tarefas da construção civil e sopa de letras sobre a segurança no nosso dia-a-dia.
Responsável: Cristina Madureira dos Reis
ECT – DEng – Engenharia Civil

16 - ECHS
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Os sons do cinema: trocas e baldrocas</strong></span>

Os sons do cinema: trocas e baldrocas

Descrição da atividade:
Falamos muito das imagens cinematográficas! Então e os sons? O cinema nunca foi mudo! E se fosse? E se trocássemos os sons, os barulhos, as músicas dos nossos filmes preferidos? Será que os podemos transformar? Vamos fazer uma viagem estranha ao mundo criativo dos sons do cinema.
Responsável: Anabela Dinis Branco de Oliveira
ECHS/ECT – DLAC/DEng – Ciências da Comunicação/Comunicação e Multimédia

SEX
SEX
51 - ActiveGym
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong> Circuit</strong></span>

Circuit

Descrição da atividade:
Treino que combina a componente cardiovascular e de força com uma variedade de equipamentos de uma forma ordenada. Utiliza equipamentos de treino funcional, o que permite desenvolver a estabilidade e o equilíbrio.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD – ActiveGym

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 2A

08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
TER
TER
10 - ECAV
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Esqueleto dos animais - “Bichos nus”</strong></span>

Esqueleto dos animais - “Bichos nus”

Descrição da atividade:
O principal objetivo desta atividade é explorar a diversidade existente na estrutura óssea que constitui o suporte do corpo das espécies domésticas. Serão também abordadas particularidades de espécies selvagens representativas, incluindo aves e repteis. Os participantes iniciam a atividade com uma visita guiada ao museu de Anatomia Animal e posteriormente serão confrontados com desafios de reconhecimento e montagem de partes de esqueletos de diversas espécies (tipo puzzles). Partindo da relação que existe entre a estrutura do esqueleto e o modo de vida do animal, serão enunciados vários aspetos de características evolutivas, funcionais e comportamentais.
Responsável: Carlos Alberto e Silva Venâncio
ECAV – DZoo – Medicina Veterinária

41 - ECVA
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Porque somos parecidos com os nossos pais? Vem saber a resposta! </strong></span>

Porque somos parecidos com os nossos pais? Vem saber a resposta!

Descrição da atividade:
Os alunos irão descobrir a resposta a esta pergunta usando a Drosófila como modelo, observando células e cromossomas de espécies animais e vegetais e manipulando o ADN em laboratório. Os alunos serão elucidados para a importância da Genética no mundo atual.
Responsável: Isabel Gaivão
ECVA – DGB – Genética e Biotecnologia

QUI
QUI
17 - ECHS
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong><i>Peddy-paper</i>: Brinca com as palavras </strong></span>

Peddy-paper: Brinca com as palavras

Descrição da atividade:
Gostas de dar à língua? Então não hesites! Inscreve-te já nesta competição e mostra os teus conhecimentos sobre a língua portuguesa nos vários jogos e atividades que preparámos para ti!
Responsável: Susana Fontes
ECHS – DLAC – Línguas, Literaturas e Culturas/Línguas e Relações Empresariais

52 - ActiveGym
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>DanceFit </strong></span>

DanceFit

Descrição da atividade:
É uma aula que combina as últimas tendências com a música mais badalada. É um treino coreografado extremamente divertido e energético, fácil de realizar para todas as pessoas. Nas aulas de DaceFit poderão ser encontrados diferentes ritmos como: Merengue, Salsa, Cumbia, Reggaeton, Latin Pop, Samba, Flamenco, Belly Dancing, Tango, Calypso, Cha-cha-cha.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD - ActiveGym

SEX
SEX
25 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong> Aprende Jogando – VilaRealCon</strong></span>

Aprende Jogando – VilaRealCon

Descrição da atividade:
Jogar é uma atividade que permite aprender socializando e treinar o raciocínio lógico de forma divertida. Os jogos de tabuleiro modernos permitem desenvolver aptidões em vários domínios, através das suas variadas mecânicas. Vem jogar e conviver com os teus colegas. Não é necessário saber as regras dos jogos nós explicamos.
Responsável: Hélder Sousa
ECT - DMat

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 3A

08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
TER
TER
14 - ECHS
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Circando</strong></span>

Circando

Descrição da atividade:
Esta atividade pretende sensibilizar os alunos para as artes circenses. Abordaremos o circo através de jogos criativos de modo a que os participantes possam ter contato com diferentes técnicas: malabarismo, ginástica acrobática e clown. O malabarismo visa a manipulação de diferentes materiais (bolas, arcos, balões), a ginástica acrobática propõe desenvolver competências físicas e o clown oferece a libertação do corpo e da mente, sugerindo o bom humor. Pretende-se com isto, que os alunos identifiquem algumas das principais técnicas de circo, que haja uma descoberta do seu próprio corpo e uma consolidação de diferentes formas de comunicação que nos é permitida nas Artes do Circo.
Responsável: Hugo Vieira
ECHS – DLAC – Teatro e Artes Performativas

8 - ECAV
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>O nosso corpo ao microscópio - vem descobrir como é! </strong></span>

O nosso corpo ao microscópio - vem descobrir como é!

Descrição da atividade:
O nosso corpo é um sistema complexo e harmonioso em que células diferentes se associam para formar tecidos e órgãos com funções específicas. Além das células, existem ainda fibras, algumas até elásticas, tecidos mineralizados e pigmentos. Muitas vezes, o aspeto das células ao microscópio reflete a função que elas executam. Queres saber como? Vem descobrir.
Responsável: Maria de Lurdes Ribeiro Pinto
ECAV – DCV – Medicina Veterinária

QUI
QUI
21 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Demonstração do Robô UR5</strong></span>

Demonstração do Robô UR5

Descrição da atividade:
Esta atividade visa demonstrar a utilização do manipulador robótico UR5 da Universal Robotics para a manipulação de objetos.
Responsável: Paulo Moura Oliveira
ECT – DEng – Eng.ª Electrotécnica e de Computadores

44 - ECVA
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>COOLtiva-te com a Química do teu dia-a-dia </strong></span>

COOLtiva-te com a Química do teu dia-a-dia

Descrição da atividade:
A Química está presente no teu dia-a-dia sem que tenhas consciência disso. Num conjunto de atividades experimentais, em que usaremos essencialmente produtos conhecidos do teu do dia-a-dia, vais ter oportunidade de te divertires, de seres um verdadeiro Químico e de começares a gostar de Química.
Responsável: Lucinda Reis
ECVA – DQ - Bioquímica

SEX
SEX
53 - ActiveGym
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Defesa pessoal</strong></span>

Defesa pessoal

Descrição da atividade:
As técnicas de defesa pessoal têm origem nas artes marciais tradicionais e foram adaptadas por pessoas comuns, para que estas pudessem defender-se nas suas vidas normais. Na defesa pessoal utilizam-se técnicas simples e evitam-se movimentos muito complexos. Utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário o mais rapidamente possível, encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar riscos e deixar em segundo plano diferenças físicas.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD - ActiveGym

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 4A

08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
TER
TER
40 - ECVA
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>As plantas também crescem em garrafinhas!</strong></span>

As plantas também crescem em garrafinhas!

Descrição da atividade:
Vamos aprender a multiplicar plantas in vitro. Vamos ver como se fazem meios de cultura, aprender a forma de trabalhar em condições de assepsia, colher plantas no campo, desinfetá-las e instalá-las em cultura. Haverá ainda oportunidade de observar plantas em diferentes fases de desenvolvimento.
Responsável: Ana Lúcia Pinto Sintra
ECVA – DGB – Genética e Biotecnologia

11 - ECAV
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Os Animais da Quinta</strong></span>

Os Animais da Quinta

Descrição da atividade:
1 – Os ovos: Alimentar as galinhas e apanhar e classificar os ovos. 2 – O leite: Alimentar e ordenhar as vacas e analisar o leite. 3 – O mel: Visualizar as abelhas e extrair mel. 4 – Peixes com 3000 anos (pelo menos…)
Responsável: Divanildo Monteiro
ECAV – Dzoo

QUI
QUI
55 - CCVR
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Invertebrados do Parque Corgo</strong></span>

Invertebrados do Parque Corgo

Descrição da atividade:
Nesta atividade aprende-se sobre a importância dos invertebrados nos ecossistemas e a coletar e identificar os principais grupos de invertebrados presentes em diferentes percursos do Parque Corgo.
Responsável: Darinka Costa Gonzalez
Centro de Ciência de Vila Real

19 - ECHS
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Powerfull Minds – Economia e Gestão</strong></span>

Powerfull Minds – Economia e Gestão

Descrição da atividade:
Apresentação das áreas de Economia e Gestão com jogos de grupo no exterior e interior dos edifícios, jogos de simulação e visionamento de filmes.
Responsável: Lina Lourenço-Gomes
ECHS – DESG – Economia e Gestão

SEX
SEX
20 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Atreve-te a programar</strong></span>

Atreve-te a programar

Descrição da atividade:
Introdução ao mundo da programação e do desenvolvimento de aplicações. Os participantes nesta atividade serão convidados a criar as suas primeiras aplicações utilizando linguagens de programação por blocos. As aplicações serão desenvolvidas para criar jogos usando pequenos robôs programáveis.
Responsável: António Marques
ECT – Deng – Eng.ª Informática

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 5A

08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
TER
TER
49 - ESS
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Sinais vitais: Avaliar e interpretar </strong></span>

Sinais vitais: Avaliar e interpretar

Descrição da atividade:
Os sinais vitais são parâmetros fisiológicos que nos permitem avaliar funções corporais. Pretende-se fazer uma exposição sobre a avaliação e interpretação desses parâmetros, seguida de uma demonstração da avaliação dos cinco sinais vitais e experimentação por parte dos participantes.
Responsável: Carlos Torres Almeida
ESS – Enf - Enfermagem

2 - ECAV
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Cor, textura e sabor de frutos frescos + Frutos desidratados</strong></span>

Cor, textura e sabor de frutos frescos + Frutos desidratados

Descrição da atividade:
Vem obter valores de parâmetros cromáticos e de textura de frutos frescos. Vem comparar o que dizem os teus olhos e a tua boca com as análises instrumentais. Vem observar diferenças entre espécies e cultivares. Vem provar frutos e classificá-los como doces ou ácidos. Vem associar a composição dos frutos ao seu valor nutricional, dietético e aplicações tecnológicas. Vem provar frutos desidratados. Vem observar frutos em desidratação. Por que é que um fruto desidratado requer menos quantidade consumida do que um fruto fresco? Qual é a quantidade de água que se retira de um fruto fresco sujeito a desidratação? Qual é a importância dos frutos desidratados (para os produtores, para os consumidores)?
Responsável: Carlos Ribeiro
ECAV – Dagr

QUI
QUI
30 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Ciência de fazer em casa</strong></span>

Ciência de fazer em casa

Descrição da atividade:
Nesta atividade os alunos têm a oportunidade de presenciar e realizar um conjunto de experiências que podem ser facilmente reproduzidas em casa. As experiências são de caráter lúdico e envolvem princípios científicos que estão na base das engenharias.
Responsável: Armando A. Soares
ECT – DFís – Engenharias

32 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong> Ruído e música!</strong></span>

Ruído e música!

Descrição da atividade:
Nesta atividade os alunos têm a oportunidade de observar efeitos do fenómeno acústico e formas de visualizar e caracterizar o som. Usando fontes de emissão de sons como jogo poderão observar as suas características. No final da atividade cada um poderá ainda observar aias características da própria voz. Construiremos alguns instrumentos sonoros a partir de materiais reciclados e as experiências são de caráter lúdico e envolvem princípios científicos que estão na base das engenharias.
Responsável: M. Duarte Naia
ECT – DFís - Engenharias

53 - ActiveGym
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Defesa pessoal</strong></span>

Defesa pessoal

Descrição da atividade:
As técnicas de defesa pessoal têm origem nas artes marciais tradicionais e foram adaptadas por pessoas comuns, para que estas pudessem defender-se nas suas vidas normais. Na defesa pessoal utilizam-se técnicas simples e evitam-se movimentos muito complexos. Utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário o mais rapidamente possível, encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar riscos e deixar em segundo plano diferenças físicas.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD – ActiveGym

SEX
SEX
38 - ECVA
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong> Vamos tirar impressões digitais das folhas!</strong></span>

Vamos tirar impressões digitais das folhas

Descrição da atividade:
Os Investigadores Juniores terão a oportunidade de realizar um peddy-paper para recolher diferentes tipos de folhas no Jardim Botânico da UTAD. Já no laboratório, irão tirar impressões digitais das folhas e, com ajuda de microscópios, irão descobrir a morfologia das minúsculas “boquinhas”, chamadas estomas, por onde as plantas libertam oxigénio para a nossa respiração e assimilam dióxido de carbono para o seu crescimento. Os investigadores TOP ficarão a conhecer a importância destas estruturas para a vida da planta e para todos nós!
Responsável: Berta Gonçalves, Eunice Bacelar, Teresa Pinto
ECVA – DeBA

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>