Horários Turmas dos 12 – 16 ANOS

Turma 1

08:00
09:00
10:00
11:00
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17:00
18:00
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1 - ECAV
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Atreve-te a preparar uma deliciosa entrada de jantar a partir de azeitonas: surpreende os teus convidados!</strong></span>

Atreve-te a preparar uma deliciosa entrada de jantar a partir de azeitonas: surpreende os teus convidados!

Descrição da atividade:
Sensibilizar os participantes para a importância do consumo de azeitona na saúde e ensinar a preparar aperitivos à base de azeitona.
Responsável: Anabela Afonso Fernandes da Silva
ECAV – DAgr

43 - ECVA
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>À descoberta da Química da Vida</strong></span>

À descoberta da Química da Vida

Descrição da atividade:
A química da vida é conhecida como Bioquímica. Esta ciência dedica-se ao estudo das reações químicas que ocorrem no interior do corpo humano, tal como em todos os organismos vivos. É a partir das reações químicas entre moléculas inanimadas que surge a vida e se mantém em vida um organismo. A bioquímica tem aplicações muitíssimos importantes para a saúde humana. Graças ao estudo de mecanismos como o da respiração, digestão e transmissão de impulsos nervosos, foi possível descobrir a causa de numerosas doenças. A bioquímica também tem implicações na indústria alimentar, procurando compreender a composição e propriedades dos alimentos e as reações que sofrem durante o seu processamento e armazenamento. Nesta atividade vais ter a oportunidade de realizar experiências que te vão permitir conhecer um pouco melhor o maravilhoso mundo dos materiais biológicos, extraindo-os de produtos alimentares e estudando alguns fatores que condicionam a sua atividade biológica.
Responsável: Sofia Gabriel Meirinho, Cristina Oliveira, Maria Manuel Oliveira, Alunos do 2º ciclo de bioquímica
ECVA – DQ - Bioquímica

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27 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Matemática na Economia do dia-a-dia</strong></span>

Matemática na Economia do dia-a-dia

Descrição da atividade:
A Matemática é usada em vários contextos na vida real, em particular na gestão financeira do dia-a-dia. Nesta atividade os participantes formam equipas que, com um jogo online, passatempos e um concurso de conhecimentos, competem para mostrarem que são os melhores quando o objetivo é encontrar a solução de problemas que envolvem conceitos de Economia, como juros, orçamentos, taxas, saldos, etc. Para poupar e ganhar dinheiro... contas é preciso fazer primeiro!
Responsável: Eva Morais
ECT – DMat

28 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>A sequência de Fibonacci na natureza</strong></span>

A sequência de Fibonacci na natureza

Descrição da atividade:
A Matemática possui uma vasta e constante aplicabilidade a tudo o que nos rodeia. A sequência de Fibonacci é uma sequência matemática que pode ser “encontrada” não só na natureza mas também na música, arte, arquitetura, etc. Neste contexto propomos algumas tarefas, nas quais os participantes verifiquem a presença da matemática no seu quotidiano e a compreendam significativamente. Numa das tarefas tentaremos demonstrar com papel, lápis, régua e tesoura que 64=65. Acreditem!!! Mas afinal é apenas um sofisma…
Responsável: Paula Maria Machado Cruz Catarino
ECT – DMat

13 - ECHS
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>O detetor de mentiras… és tu!</strong></span>

O detetor de mentiras… és tu!

Descrição da atividade:
Esta atividade procurará despertar nos jovens alunos a consciência da importância de uma visão crítica sobre os conteúdos reproduzidos pelos meios de comunicação no mundo digital. Neste sentido, irá desenvolver-se uma série de exercícios práticos para a deteção de notícias falsas (fake-news), boatos e rumores sujeitos a fenómenos de viralização. Além disso, procurar-se-á promover o debate entre um grupo de jornalistas, bloggers e you-tubers, aos quais os alunos poderão colocar questões sobre o papel destes influenciadores digitais e as novas profissões dos media.
Responsável: Inês Aroso
ECHS – DLAC – Ciências da Comunicação

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52 - ActiveGym
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong> DanceFit </strong></span>

DanceFit

Descrição da atividade:
É uma aula que combina as últimas tendências com a música mais badalada. É um treino coreografado extremamente divertido e energético, fácil de realizar para todas as pessoas. Nas aulas de DaceFit poderão ser encontrados diferentes ritmos como: Merengue, Salsa, Cumbia, Reggaeton, Latin Pop, Samba, Flamenco, Belly Dancing, Tango, Calypso, Cha-cha-cha.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD - ActiveGym

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 2

08:00
09:00
10:00
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14:00
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17:00
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45 - ECVA
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Uma Química <i>ecofriendly</i></strong></span>

Uma Química ecofriendly

Descrição da atividade:
Cada vez mais os químicos procuram soluções ambientalmente amigáveis para muitos problemas da sociedade. Por exemplo, produzindo materiais a partir de recursos renováveis, passíveis de reciclagem ou facilmente biodegradáveis, implementando métodos de síntese eficientes que não gerem poluentes, criando catalisadores que minimizem o uso de energia, etc. A partir de um conjunto de atividades experimentais vais descobrir como é que a química pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico sustentável e para a qualidade de vida do ser humano.
Responsável: Cristina Oliveira, Fernando Braga, João Claro, Leonilde Marchão, Vânia Graça, Mariana Fernandes, Maria do Céu Sousa
ECVA – DQ - Bioquímica

15 - ECHS
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Montagem cinematográfica – um mundo de surpresas!</strong></span>

Montagem cinematográfica – um mundo de surpresas!

Descrição da atividade:
Descrição da atividade: Para Fellini, a montagem é o raio, a força elétrica que dá vida ao Frankenstein (que é o filme)! A montagem escolhe as imagens e os ritmos, esconde os segredos e revela o inesperado! Em equipa, com exemplos e com um realizador, descobriremos as surpresas da montagem cinematográfica.
Responsável: Anabela Dinis Branco de Oliveira
ECHS/ECT – DLAC/DEng – Ciências da Comunicação/Comunicação e Multimédia

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4 - ECAV
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>As árvores que precisam do rio</strong></span>

As árvores que precisam do rio

Descrição da atividade:
Esta atividade procurará sensibilizar os alunos para a importância da vegetação ripária e das suas funções ecológicas. Esta atividade decorrerá no Parque Corgo num troço ao longo do rio Corgo. Pretende-se que os alunos identifiquem as espécies arbóreas ripícolas mais comuns dos rios do norte de Portugal. Propõe-se que haja uma descoberta dos alunos e uma consolidação de conhecimentos e uma aplicação à Engª Florestal.
Responsável: Simone Varandas e Rui Cortes
ECAV – CIFAP

51 - ActiveGym
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Circuit</strong></span>

Circuit

Descrição da atividade:
Treino que combina a componente cardiovascular e de força com uma variedade de equipamentos de uma forma ordenada. Utiliza equipamentos de treino funcional, o que permite desenvolver a estabilidade e o equilíbrio.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD - ActiveGym

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29 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>matSOFIA: 7 problemas para o disco mole!</strong></span>

matSOFIA: 7 problemas para o disco mole!

Descrição da atividade:
Depois da multiplicação de nenúfares e da magia quadrada, rumaremos até às ilhas, por mar cartesiano; abraçaremos os amigos em progressão aritmética e, depois de breve paragem no xadrez, passaremos ao jogo do seis, três a três.
Responsável: Américo Bento
ECT – DMat

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 3

08:00
09:00
10:00
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7 - ECAV
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>O Mundo Fantástico e Perigoso dos Parasitas</strong></span>

O Mundo Fantástico e Perigoso dos Parasitas

Descrição da atividade:
Vem conhecer grandes e pequenos parasitas como piolhos, carraças, ténias, nematodes (“lombrigas”) e protozoários que vivem no corpo dos animais e que dependem destes para sobreviverem! Será realizada uma introdução teórica, com apresentação e descrição dos principais parasitas que infetam os animais domésticos, e posterior observação, à lupa ou ao microscópio, de parasitas incluindo helmintes, artrópodes e protozoários.
Responsável: Ana Patrícia Antunes Lopes
ECAV – DCV – Medicina Veterinária

22 - ECT
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>O papel do Engenheiro Electrotécnico na Sociedade</strong></span>

O papel do Engenheiro Electrotécnico na Sociedade

Descrição da atividade:
Esta atividade visa sensibilizar os participantes sobre o papel da engenharia e a função do engenheiro eletrotécnico na sociedade. Na primeira parte desta atividade será realizada uma apresentação de 20 minutos sobre a importância da engenharia como propulsora do desenvolvimento da sociedade. Seguidamente, apresentar-se-á uma atividade ilustrativa referente a um Sistema de Automação e Controlo SCADA. Estes sistemas de supervisão, controlo e aquisição de dados são utilizados nos mais variados ambientes industriais e os participantes irão ter a possibilidade de desenvolver uma aplicação SCADA simples e testá-la em ambiente laboratorial.
Responsável: José Boaventura
ECT – DEng – Eng.ª Eletrotécnica e de Computadores

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52 - ActiveGym
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>DanceFit</strong></span>

DanceFit

Descrição da atividade:
É uma aula que combina as últimas tendências com a música mais badalada. É um treino coreografado extremamente divertido e energético, fácil de realizar para todas as pessoas. Nas aulas de DaceFit poderão ser encontrados diferentes ritmos como: Merengue, Salsa, Cumbia, Reggaeton, Latin Pop, Samba, Flamenco, Belly Dancing, Tango, Calypso, Cha-cha-cha.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD - ActiveGym

35 - ECVA
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Chocolates: “<i>uma doce tentação</i>”</strong></span>

Chocolates: “uma doce tentação

Descrição da atividade:
Breve explicação do processamento do chocolate da planta até ao produto final. Avaliação sensorial de vários tipos de chocolate (branco, leite, amargo).
Responsável: Alice Vilela e Fernanda Cosme
ECVA – DeBA

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18 - ECHS
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Quiz – “Sabes tudo sobre os Média?</strong></span>

Quiz – “Sabes tudo sobre os Média?

Descrição da atividade:
A atividade “Quiz – Sabes Tudo sobre os Média?” consiste num jogo interativo em que os concorrentes testam os seus conhecimentos sobre os média. Através de um ecrã, os participantes terão de responder, autonomamente, a questões sobre excertos de filmes ou séries de televisão, imagens de videojogos, logótipos de marcas, jingles de anúncios publicitários ou de canções de bandas de música. Pretende-se que o jogo forneça indicações importantes sobre os aspetos da realidade mediática (imagens, sons, vídeos) que são mais facilmente reconhecidos pelos jovens e, por outro lado, aqueles que evocam uma certa dificuldade na resposta.
Responsável: Fábio Ribeiro
ECHS – DLAC – Ciências da Comunicação

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 4

08:00
09:00
10:00
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24 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Técnicas Fílmicas: <i>Chroma Key</i></strong></span>

Técnicas Fílmicas: Chroma Key

Descrição da atividade:
O objetivo é a experimentação dos participantes na utilização de técnicas de filmagem cinematográficas, sobre fundos chroma key. Para tal, filmaremos os participantes no Laboratório de Artes Visuais e Multimédia sobre fundo chroma para posterior compositing com outros cenários em Software de Edição ou diretamente através de mesa de mistura de vídeo.
Responsável: José Sousa
ECT – DEng – Comunicação e Multimédia

11 - ECAV
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Os Animais da Quinta</strong></span>

Os Animais da Quinta

Descrição da atividade:
1 – Os ovos: Alimentar as galinhas e apanhar e classificar os ovos. 2 – O leite: Alimentar e ordenhar as vacas e analisar o leite. 3 – O mel: Visualizar as abelhas e extrair mel. 4 – Peixes com 3000 anos (pelo menos…)
Responsável: Divanildo Monteiro
ECAV – Dzoo

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53 - ActiveGym
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Defesa pessoal</strong></span>

Defesa pessoal

Descrição da atividade:
As técnicas de defesa pessoal têm origem nas artes marciais tradicionais e foram adaptadas por pessoas comuns, para que estas pudessem defender-se nas suas vidas normais. Na defesa pessoal utilizam-se técnicas simples e evitam-se movimentos muito complexos. Utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário o mais rapidamente possível, encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar riscos e deixar em segundo plano diferenças físicas.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD - ActiveGym

50 - UME
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Uma nave alienígena despenhou-se na UTAD. Vamos analisar os destroços usando a Microscopia Eletrónica</strong></span>

Uma nave alienígena despenhou-se na UTAD. Vamos analisar os destroços usando a Microscopia Eletrónica

Descrição da atividade:
Decorria o quente mês de junho na UTAD e vários alunos estavam espalhados pelos jardins da universidade aproveitando o intervalo entre aulas e procurando um lugar à sombra. De repente, um grupo de jovens notou que três esferas prateadas sobrevoavam o céu. As esferas desapareceram numa explosão de luz e reapareceram noutra parte do céu…este fenómeno repetiu-se três vezes, até que as esferas começaram a descer, parecendo que iriam aterrar, mas ficando como que a pairar sobre a relva…curiosos, os jovens aproximaram-se e boooommmmm, uma explosão deteve-os…ofuscados com o clarão apenas conseguiram vislumbrar as esferas a subir ao céu novamente, quando de repente, uma das esferas caiu no meio de um pinhal localizado a cerca de 100 metros do local onde se encontravam. Rapidamente foram chamadas as autoridades que marcaram o local dos destroços. Entre peças grandes brilhantes há uma série de destroços pequenos, alguns deles até parecem orgânicos. A equipa da Microscopia Eletrónica da UTAD foi chamada para identificar alguns destes destroços para saber como é constituída a nave que se despenhou e os seus tripulantes. De que planeta virão? Ou serão terráqueos e pertencem a algum organismo secreto, CIA, Coreia do Norte?… Será que estão a espiar-nos? Vem ajudar-nos a descobrir!
Responsável: Lisete Fernandes
Unidade Microscopia Eletrónica

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34 - ECVA
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>A fotografia na investigação e na conservação da natureza</strong></span>

A fotografia na investigação e na conservação da natureza

Descrição da atividade:
Importância da fotografia na investigação nas ciências biológicas e na conservação da vida selvagem (plantas e animais). Principais funções da máquina fotográfica e da sua utilização (composição, luz, etc). Saída de campo durante a qual os alunos poderão praticar a técnica fotográfica no Campus da UTAD, com máquinas fotográficas, um local rico em biodiversidade (tanto flora como fauna, nomeadamente borboletas e outros insetos), numa ótica de fotografia de natureza para educação ambiental e para a sua conservação.
Responsável: João Soares Carrola
ECVA – DeBA

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 5

08:00
09:00
10:00
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12 - ECHS
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Arte, teatro e mimo/pantomima</strong></span>

Arte, teatro e mimo/pantomima

Descrição da atividade:
Esta atividade pretende sensibilizar os alunos para as artes cénicas. Abordaremos o teatro e o mimo através de jogos criativos de modo a que os participantes possam ter contato com estas diferentes formas de expressão. Pretende-se com isto, que os alunos façam uma descoberta do seu próprio corpo, expressão, criatividade, descubram o outro, experimentem a criação colaborativa e consigam a consolidação de diferentes formas de comunicação que nos é permitida nas Artes Cénicas, mais propriamente no teatro e no mimo/pantomima. Todo o trabalho desenvolvido terá uma componente teórica e prática. Pretende-se que o grupo tenha conhecimento, experimente e crie novas dinâmicas ligadas à animação.
Responsável: Maria José Cunha
ECHS – DLAC – Teatro e Artes Performativas

3 - ECAV
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>A Árvore, a Floresta e o Fogo</strong></span>

A Árvore, a Floresta e o Fogo

Descrição da atividade:
A ação é essencialmente de caráter prático no campo e demonstração de uma queima em Laboratório, sendo precedida de uma visita guiada à Exposição Permanente para observação de produtos obtidos das árvores. Breve descrição de vários benefícios da floresta e do seu uso múltiplo. Demonstração do comportamento do fogo, com variação de algumas condições como a inclinação e a velocidade do vento. Identificação de algumas árvores e medição da sua altura com aparelhos como o hipsómetro digital (laser) e o BlumLeiss. Determinação do seu diâmetro com fitas e sutas. Caraterização de uma parcela com utilização da bússola e do clinómetro. Como marcar uma parcela circular e calcular a densidade de um povoamento.
Responsável: Délio Sousa
ECAV – CIFAP – Eng.ª Florestal

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51 - ActiveGym
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Circuit</strong></span>

Circuit

Descrição da atividade:
Treino que combina a componente cardiovascular e de força com uma variedade de equipamentos de uma forma ordenada. Utiliza equipamentos de treino funcional, o que permite desenvolver a estabilidade e o equilíbrio.
Responsável: João Ribeiro
SASUTAD - ActiveGym

23 - ECT
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Robótic@UTAD</strong></span>

Robótic@UTAD

Descrição da atividade:
Demonstração de robótica (móvel didática e social) desenvolvida na UTAD. Serão apresentados diversos robôs, entre os quais, o robô NAO. Aos participantes será também facultada a experiência de interagir com um pequeno robô humanoide (NAO) e de ver em ação um robô que preparado para o concurso de robótica Micromouse Portuguese Contest - que é organizado pela UTAD.
Responsável: António Valente
ECT – DEng – Eng.ª Eletrotécnica e de Computadores

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26 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Diverte-te com a Matemática</strong></span>

Diverte-te com a Matemática

Descrição da atividade:
O Origami é uma técnica de origem japonesa que consiste na dobragem de papel. Apenas uma sequência adequada de dobras permite criar o objeto desejado. Parece fácil? Talvez, mas não esqueças que não podes usar tesoura nem cola! Apenas papel, imaginação e alguma ciência!
Responsável: Fátima Ferreira
ECT – DMat

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 6

08:00
09:00
10:00
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46 - ESS
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Vem aprender connosco a alertar e a socorrer</strong></span>

Vem aprender connosco a alertar e a socorrer

Descrição da atividade:
Pretende-se com esta atividade alertar os participantes para intervir numa situação de paragem cardiorrespiratória. Far-se-á uma descrição de como ligar para o 112 e uma demonstração com recurso a um modelo anatómico, da técnica VOS, da Posição Lateral de Segurança e das compressões cardíacas e insuflações, seguida de execução da cadeia de sobrevivência pelos participantes.
Responsável: Filomena Raimundo
ESS - Enfermagem

11 - ECAV
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Os Animais da Quinta</strong></span>

Os Animais da Quinta

Descrição da atividade:
1 – Os ovos: Alimentar as galinhas e apanhar e classificar os ovos. 2 – O leite: Alimentar e ordenhar as vacas e analisar o leite. 3 – O mel: Visualizar as abelhas e extrair mel. 4 – Peixes com 3000 anos (pelo menos…)
Responsável: Divanildo Monteiro
ECAV – Dzoo

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54 - CCVR
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Bioindicadores da qualidade da água</strong></span>

Bioindicadores da qualidade da água

Descrição da atividade:
Nesta atividade aprende-se a importância dos macroinvertebrados bentónicos como bioindicadores da qualidade da água. A atividade permite com recurso à identificação de determinados grupos de macroinvertebrados presentes nas amostras de água, determinar o nível de qualidade da mesma.
Responsável: Darinka Costa Gonzalez
Centro Ciência de Vila Real

37 - ECVA
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>O vídeo na investigação e na conservação da natureza</strong></span>

O vídeo na investigação e na conservação da natureza

Descrição da atividade:
Importância do vídeo na investigação nas ciências biológicas e na conservação da vida selvagem (plantas e animais). Principais técnicas e equipamento de filmagem e utilização de drones. Saída de campo durante a qual os alunos poderão participar e ver como se pode filmar gráfica no Campus da UTAD, um local rico em biodiversidade (tanto flora como fauna, nomeadamente borboletas e outros insetos), numa ótica da conservação da natureza e biodiversidade, mas também com uma preocupação de educação ambiental.
Responsável: João Soares Carrola
ECVA – DeBA – Ciências do Ambiente

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31 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Magia ou Ciência?</strong></span>

Magia ou Ciência?

Descrição da atividade:
Os participantes terão a oportunidade de observar o funcionamento de algumas experiências de Física com recurso a materiais de baixo custo, que poderão ser facilmente reproduzidas em casa. Algumas destas experiências confundem-se com truques de magia! Tudo isto usando água, alguns recipientes e materiais de uso quotidiano.
Responsável: Armando A. Soares
ECT – DFís – Engenharias

33 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Vibração e Ondas! </strong></span>

Vibração e Ondas!

Descrição da atividade:
Nesta atividade cada aluno terá oportunidade de observar as características principias das oscilações. Poderá depois ver e medir os efeitos da propagação de uma vibração e irá visualizar os modos normais de oscilação de um sistema. Utilização de osciladores simples e acoplados. No final cada um poderá observar as características de ondas progressivas e ondas estacionárias com a tina de ondas. Usaremos o osciloscópio e o computador.
Responsável: M. Duarte Naia
ECT – DFís - Engenharia

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 7

08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
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5 - ECAV
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Datação de árvores</strong></span>

Datação de árvores

Descrição da atividade:
Compreender o mecanismo de crescimento das árvores, a formação dos anéis de crescimento e como a partir destes é possível estimar a idade das árvores.
Responsável: José Luis Lousada
ECAV – CIFAP – Engª Florestal/strong>

48 - ESS
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Sex File… Tudo o que gostarias de saber sobre sexualidade responsável! </strong></span>

Sex File… Tudo o que gostarias de saber sobre sexualidade responsável!

Descrição da atividade:
A sexualidade é parte integrante da nossa vida e desenvolvimento. Cultiva-te e vem aprender sobre sexualidade sem tropeções, e responder às questões que te preocupam e interessam, dar-te-emos toda a informação de forma bem divertida e lúdica, para que a possas usar no momento certo. Alguns dos temas que podemos abordar: é fixe ser rapariga ou rapaz, descobre o teu estilo, o corpo e a mente em desenvolvimento, o corpo atraente e atraído e as faces sombrias da sexualidade…
Responsável: Maria José Santos
ESS – Enf - Enfermagem

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10 - ECAV
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Esqueleto dos animais - “Bichos nus”</strong></span>

Esqueleto dos animais - “Bichos nus”

Descrição da atividade:
O principal objetivo desta atividade é explorar a diversidade existente na estrutura óssea que constitui o suporte do corpo das espécies domésticas. Serão também abordadas particularidades de espécies selvagens representativas, incluindo aves e repteis. Os participantes iniciam a atividade com uma visita guiada ao museu de Anatomia Animal e posteriormente serão confrontados com desafios de reconhecimento e montagem de partes de esqueletos de diversas espécies (tipo puzzles). Partindo da relação que existe entre a estrutura do esqueleto e o modo de vida do animal, serão enunciados vários aspetos de características evolutivas, funcionais e comportamentais.
Responsável: Carlos Alberto e Silva Venâncio
ECAV – DZoo – Medicina Veterinária

25 - ECT
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Aprende Jogando – VilaRealCon</strong></span>

Aprende Jogando – VilaRealCon

Descrição da atividade:
Jogar é uma atividade que permite aprender socializando e treinar o raciocínio lógico de forma divertida. Os jogos de tabuleiro modernos permitem desenvolver aptidões em vários domínios, através das suas variadas mecânicas. Vem jogar e conviver com os teus colegas. Não é necessário saber as regras dos jogos nós explicamos.
Responsável:Hélder Sousa
ECT - DMat

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54 - CCVR
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Bioindicadores da qualidade da água</strong></span>

Bioindicadores da qualidade da água

Descrição da atividade:
Nesta atividade aprende-se a importância dos macroinvertebrados bentónicos como bioindicadores da qualidade da água. A atividade permite com recurso à identificação de determinados grupos de macroinvertebrados presentes nas amostras de água, determinar o nível de qualidade da mesma.
Responsável: Darinka Costa Gonzalez
Centro Ciência de Vila Real

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>

Turma 8

08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
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39 - ECVA
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Frutologia - a ciência dos frutos</strong></span>

Frutologia - a ciência dos frutos

Descrição da atividade:
Ao longo do processo evolutivo as plantas desenvolveram vários tipos de frutos e diversas estratégias para a dispersão das suas sementes. Os frutos são classificados com base na sua estrutura, na deiscência (libertação ou não das sementes na maturação), no número de sementes e na consistência dos seus tecidos. Alguns são carnudos, como a baga do tomate, a drupa da cereja, e outros são secos como os aquénios do girassol, a vagem do feijoeiro ou a síliqua da couve. Sabes por exemplo que no morango a parte vermelha comestível é, na verdade, o recetáculo floral desenvolvido, sendo os frutos, as pequenas estruturas incluídas nele? Esta atividade tem como objetivos observar e reconhecer a morfologia dos frutos de diversas espécies, ensinar os alunos a classificá-los botanicamente de acordo com as suas características e desta forma aumentar os seus conhecimentos sobre estes órgãos das plantas tão interessantes e alguns tão deliciosos!
Responsável: Eunice Bacelar, Berta Gonçalves, Ana Monteiro
ECVA – DeBA

25 - ECT
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Aprende Jogando – VilaRealCon</strong></span>

Aprende Jogando – VilaRealCon

Descrição da atividade:
Jogar é uma atividade que permite aprender socializando e treinar o raciocínio lógico de forma divertida. Os jogos de tabuleiro modernos permitem desenvolver aptidões em vários domínios, através das suas variadas mecânicas. Vem jogar e conviver com os teus colegas. Não é necessário saber as regras dos jogos nós explicamos.
Responsável: Hélder Sousa
ECT - DMat

QUI
QUI
31 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Magia ou Ciência?</strong></span>

Magia ou Ciência?

Descrição da atividade:
Os participantes terão a oportunidade de observar o funcionamento de algumas experiências de Física com recurso a materiais de baixo custo, que poderão ser facilmente reproduzidas em casa. Algumas destas experiências confundem-se com truques de magia! Tudo isto usando água, alguns recipientes e materiais de uso quotidiano.
Responsável: Armando A. Soares
ECT – DFís – Engenharias

33 - ECT
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Vibração e Ondas! </strong></span>

Vibração e Ondas!

Descrição da atividade:
Nesta atividade cada aluno terá oportunidade de observar as características principias das oscilações. Poderá depois ver e medir os efeitos da propagação de uma vibração e irá visualizar os modos normais de oscilação de um sistema. Utilização de osciladores simples e acoplados. No final cada um poderá observar as características de ondas progressivas e ondas estacionárias com a tina de ondas. Usaremos o osciloscópio e o computador.
Responsável: M. Duarte Naia
ECT – DFís - Engenharias

9 - ECAV
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Sabias que os cogumelos são fungos? E que há bactérias no iogurte e no queijo? Vem descobrir como os microrganismos ajudam a produzir os teus alimentos favoritos</strong></span>

Sabias que os cogumelos são fungos? E que há bactérias no iogurte e no queijo? Vem descobrir como os microrganismos ajudam a produzir os teus alimentos favoritos.

Descrição da atividade:
Os fungos são seres heterotróficos de vida saprofítica, parasítica ou simbiótica que se dividem em leveduras e fungos filamentosos denominados bolores. Pretende-se que os alunos venham a conhecer o mundo dos fungos através da sua visualização macro e microscópica e quais os procedimentos a seguir no diagnóstico laboratorial. Na alimentação, os microrganismos são importantes nos alimentos fermentados, como aditivos alimentares (glutamato monosódico, ácido cítrico, leveduras) e na conservação (calor, frio, radiação, produtos químicos). A sua importância no meio ambiente traduz-se nos biocarborantes, na biorremediação e na biolixiviação enquanto em medicina, o interesse dos microrganismos insere-se na descoberta de novas doenças, na prevenção e tratamento. Para isto, falaremos da importância dos organismos geneticamente modificados, da obtenção de produtos farmacêuticos como a insulina e outras proteínas humanas e na terapia génica de determinadas doenças.
Responsável: Patricia Poeta
ECAV – DCV

SEX
SEX
35 - ECVA
09:30 - 12:30
<span style="font-size:130%;"><strong>Chocolates: “uma doce tentação”</strong></span>

Chocolates: “uma doce tentação”

Descrição da atividade:
Breve explicação do processamento do chocolate da planta até ao produto final. Avaliação sensorial de vários tipos de chocolate (branco, leite, amargo).
Responsável: Alice Vilela e Fernanda Cosme
ECVA – DeBA

TOP COOL
14:30 - 17:30
<span style="font-size:130%;"><strong> TOP COOL</strong></span>