Regulamento de Participação

Âmbito

O presente documento visa definir as normas de participação nas atividades da UTAD Júnior 2017 promovidas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A UTAD Júnior 2017, sob a égide do Ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, adotou como lema “DesEnvolve-te”. Tendo como objetivo articular o Desenvolvimento dos jovens a nível científico, tecnológico e cultural, com o seu Envolvimento na sociedade, de forma a estimular nos participantes uma educação que promova escolhas sustentáveis para o ambiente e saúde, pessoal e coletiva, bem como a participação consciente na sociedade em que se integram, com inclusão de todos.” Pretende-se assim, promover a ciência, a tecnologia e a cultura dos mais jovens num ambiente divertido. A edição 2017 decorre de 26 a 30 de junho no Campus da UTAD e inclui um vasto leque de atividades pedagógicas, lúdicas e culturais, permitindo o convívio de jovens de diferentes regiões.

Os jovens terão a possibilidade de passar umas férias diferentes em contacto com a natureza e de aprender e crescer enquanto se divertem, permitindo a descoberta da área científica futura de ingresso no ensino superior.

 

Admissão às atividades

A inscrição nas atividades deverá ter lugar até 5 dias úteis antes do seu início, exceto quando as vagas previstas estejam preenchidas, o que levará ao encerramento das inscrições. Os participantes só se encontram efetivamente admitidos à atividade depois da aceitação da inscrição ter sido confirmada pela organização, e mediante pagamento da mesma. Para além da documentação necessária à inscrição, os encarregados de educação devem prestar à organização todas as demais informações que sejam relevantes no âmbito da participação nas atividades.

A apresentação de todos os documentos exigidos e o pagamento da inscrição são condições obrigatórias para a efetivação da inscrição e consequente reserva de vaga.

 

Horário de funcionamento

As atividades decorrem entre as 9h30 e as 17h30 existindo, para cada atividade, um horário específico que será disponibilizado pela organização a todos os participantes. O acolhimento dos participantes na UTAD decorrerá, todos os dias, a partir das 8h45, em local a confirmar, sendo os mesmos posteriormente acompanhados pelos monitores até aos locais onde decorrem as atividades.

Qualquer atraso por parte do participante deverá ser comunicado pelo respetivo encarregado de educação através do telefone, sendo que a UTAD só se responsabiliza pelos participantes a partir do momento em que estes são acolhidos pelos monitores.

 

Frequência e Desistência

As desistências devem ser comunicadas à organização com pelo menos 5 dias úteis de antecedência, através de uma comunicação por escrito, assinada pelo encarregado de educação do participante desistente. Nestes casos, a UTAD restituirá 50% do valor da inscrição.

No caso de falta às atividades, os encarregados de educação deverão avisar a organização deste facto, com a maior antecedência possível. Sempre que o participante sair das atividades durante o período de funcionamento, quer de uma forma definitiva, quer por um curto período de tempo, é obrigatória a entrega de uma autorização assinada pelo encarregado de educação do respetivo participante.

Caso ocorra o cancelamento da inscrição por parte do participante, num período inferior a 5 dias úteis do início das atividades, a UTAD reserva-se o direito de não restituir o valor da atividade UTAD Júnior 2017.

 

Condições e formas de pagamento

Na confirmação: 100% do valor da atividade UTAD JÚNIOR 2017.

O participante deverá efetuar o pagamento por transferência bancária através do IBAN PT50 0007 0000 02837000808 23.

O participante deve informar, com a confirmação, os dados que pretende que constem na fatura, nomeadamente: nome, morada e número de identificação fiscal. A UTAD Júnior 2017 não se responsabiliza pela emissão de recibos inutilizáveis por conterem dados errados, quando se comprove que este facto decorreu de erro por parte do participante.

 

Direitos e deveres dos participantes

Aos participantes será facultada toda a informação sobre as atividades e a forma do seu funcionamento, nomeadamente:

  • Programa das atividades;
  • Regulamento;
  • Contactos da organização;
  • Informação sobre a existência de livro de reclamações.

 

Os participantes terão direito, nos termos do presente regulamento, à frequência das atividades tal como definidas no plano das mesmas, ao material de apoio técnico necessário ao desenvolvimento das atividades, às refeições, seguro, e acompanhamento por guias/monitores especializados.

Todos os participantes devem cumprir as instruções que lhes sejam dadas pelos monitores e respetivos coordenadores da UTAD Júnior 2017, assim como cumprir o descrito no presente regulamento. Devem ter um comportamento que não dê lugar a reclamações, regendo-se por princípios de civismo, de respeito e de responsabilidade. É proibido danificar intencionalmente os materiais dispensados.

Os participantes devem cuidar dos seus bens pessoais, não sendo aconselhável levar para as atividades da UTAD Júnior 2017 objetos de valor. Não é permitido levar para a UTAD Júnior 2017:

  1. Bebidas alcoólicas e estupefacientes.
  2. Medicamentos, exceto nos casos em que o participante se encontre medicado.
  3. Objetos cortantes, ou outros, que pela sua perigosidade coloquem em risco a integridade física dos participantes.

 

Os participantes ou seus representantes legais devem informar a organização, por escrito, de quaisquer condicionantes que existam, nomeadamente quanto a necessidades de alimentação específica ou cuidados especiais de saúde a observar. Nos casos em que o participante se encontre medicado, o encarregado de educação deverá entregar a medicação ao monitor da atividade ou a qualquer outro membro devidamente identificado da coordenação da UTAD Júnior 2017.

 

Direitos e deveres da organização

A organização reserva-se o direito de, após prévia informação e contacto com os encarregados de educação, fazer regressar a casa, sem direito à devolução da taxa de inscrição, qualquer participante que pelo seu comportamento prejudique de forma significativa o funcionamento da UTAD Júnior 2017, nomeadamente através de situações de indisciplina, não cumprimento dos princípios de civismo, de respeito e de responsabilidade.

O dano de materiais ou das instalações será punido com o pagamento de uma coima, no valor correspondente. A organização não se responsabiliza pelo desaparecimento ou deterioração dos bens dos participantes.

A distribuição dos participantes pelas atividades e alojamento é da responsabilidade da organização, não sendo possível garantir que participantes amigos ou conhecidos fiquem no mesmo grupo ou camarata.

A organização salvaguarda-se o direito de alterar o programa de atividades, nomeadamente devido às condições meteorológicas ou outras que se considerem relevantes atendendo à segurança e adequação das atividades e aos interesses e motivações dos participantes.

A organização assume a responsabilidade pelo acompanhamento permanente dos participantes, assim como pela salvaguarda das condicionantes que existam quanto a necessidades de alimentação específica ou cuidados especiais de saúde a observar, desde que as mesmas sejam comunicadas à organização na ficha clínica ou em qualquer outro documento escrito.

 

Seguro

A inscrição nas atividades inclui um seguro de acidentes pessoal para todos os participantes, de acordo com a Portaria nº 629/2004, de 12 de Julho.

 

Alimentação

A inscrição nas atividades inclui o almoço e o lanche da tarde, ficando as restantes refeições a cargo dos participantes. Aos participantes em regime de alojamento serão também assegurados o jantar e o pequeno-almoço.

Caso os alunos pretendam realizar refeições ou lanches adicionais, e não pretendam trazer alimentos de casa, a Universidade dispõe de bares e outras estruturas, tais como máquinas de vending, às quais os participantes podem recorrer.

 

Alojamento

O alojamento destina-se apenas aos participantes da UTAD Júnior 2017 que o tenham requerido e efetuado o respetivo pagamento, não podendo ser usufruído por terceiros.

Os danos causados, nas instalações disponibilizadas para o alojamento e/ou no seu equipamento, são da responsabilidade individual do autor dos mesmos. Os participantes têm o dever de zelar pela conservação e limpeza do quarto e seu equipamento.

É proibido ceder a chave do quarto, o cartão ou qualquer outro meio de acesso a terceiros, bem como alojar pessoas que não estejam devidamente inscritas no regime de alojamento. O não cumprimento desta norma implica o afastamento da atividade UTAD Júnior 2017 sem direito a devolução do pagamento efetuado pelo participante. Aplicam-se aos participantes em regime de alojamento as disposições dos regulamentos aplicáveis nos locais em que o mesmo decorre.

 

Monitores/pessoal técnico

UTAD Júnior 2017, contará com:

  • Uma equipa coordenadora, constituída por, pelo menos, dois elementos;
  • Um monitor para cada 10 participantes nos casos em que a idade destes esteja compreendida entre os 10 e os 18 anos.

 

Os monitores acompanharão os participantes durante todas as atividades da UTAD Júnior 2017, incluindo durante o transporte e as visitas de estudo, e prestarão toda a ajuda e apoio de que necessitem. Os participantes em regime de alojamento serão ainda acompanhados por monitores em todos os períodos de saída e repouso.